Contabilidade para clínica odontológica: como escolher o melhor serviço?

Contabilidade para clínica odontológica

Contabilidade para clínica odontológica: como escolher o melhor serviço?

Investir na contabilidade para clínica odontológica é crucial para sobreviver no mercado, já que esse serviço traz vários benefícios, como redução de despesas, aperfeiçoamento dos relatórios e da tomada de decisões, entre outros que impactam diretamente nos resultados do negócio.

Neste post, estão as razões pelas quais investir na contabilidade é crucial para abrir e desenvolver sua clínica, as particularidades contábeis no ramo, as melhores dicas para escolher o escritório ideal, entre outros tópicos relevantes! Confira!

Por que é importante investir na contabilidade para clínica odontológica?

Com a recente modernização do ramo contábil, os contadores passaram a exercer atividades mais estratégicas e que impactam na tomada de decisões da clínica. Um bom escritório contábil realiza um amplo número de atividades, como:

  • redução dos tributos: com a realização de um planejamento tributário para identificar oportunidades que diminuem a carga tributária no negócio;
  • escolha do regime: uma empresa pode escolher entre três enquadramentos tributários (Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional), e o escritório identificará o mais adequado à clínica;
  • elaboração de relatórios: com a emissão de relatórios contábeis — como demonstração do resultado do exercício e balanço patrimonial — para aperfeiçoar a tomada de decisões do negócio;
  • contabilização correta do tributo: evitando pagamentos além do necessário ou menores que o exigido pela lei;
  • cumprimento das obrigações acessórias: ajudando no preenchimento e na emissão de documentos fiscais, evitando problemas com o Fisco.

Quais são as particularidades da contabilidade no ramo?

Além dos impostos, uma clínica odontológica tem inúmeras despesas com materiais, medicamentos e funcionários. Os valores de todos esses gastos devem ser registrados no livro caixa de forma mensal. Entretanto, essa é uma atividade que necessita de muita atenção, de cuidado e de organização, pois a alocação de valores errados pode causar problemas fiscais.

Ao delegar essa atividade ao contador, ele executará o registro de forma precisa, mais ágil e sem erros, além de tomar providências necessárias para conter ou reduzir as despesas, melhorando as finanças da clínica.

Quais são algumas dicas para escolher a contabilidade ideal para a clínica?

Não será qualquer escritório contábil que satisfará as necessidades da sua clínica odontológica. Será necessário estudar certas características dos escritórios para identificar o ideal para o seu negócio. Veja-as abaixo.

Fique atento a indicações

As indicações de clientes passados são bastante relevantes para a sua escolha. Ao encontrar um bom escritório contábil, solicite cases de sucesso ou contatos de ex-clientes, entre em contato com eles e peça feedbacks quanto ao atendimento, aos pontos fortes e aos fracos, à qualidade do serviço, entre outros aspectos.

Porém, saiba que a opinião dos ex-clientes não deve ser incontestável, pois um escritório que não satisfez as necessidades específicas de um contratante ainda poderá ser o ideal para a sua clínica.

Portanto, a análise das indicações deve ser feita inteligentemente — estabeleça os critérios que o escritório deve preencher (como suporte rápido, segurança, pontualidade, transparência etc.) e verifique se eles estão presentes nos feedbacks obtidos.

Verifique a competência técnica

Pelo fato de o gestor não ter formação na área, pode ser difícil analisar o trabalho exercido pelo contador, mas ainda há outras formas de verificar sua competência técnica. Para isso, avalie a qualidade como:

  • experiência: um escritório que consegue se manter ativo por muito tempo no mercado indica a satisfação de seus clientes;
  • modernização: escritórios modernos demonstram que estão em constante estudo e atualização, assim, prestam seus serviços de forma mais ágil, segura e econômica;
  • especialização: a apresentação de soluções especializadas pelo escritório demonstra que ele é capaz de satisfazer as necessidades contábeis no seu ramo;
  • serviços prestados: contadores competentes fornecem amplos serviços de consultoria tributária, paralegal (registro da empresa), folha de pagamento, entre outros.

Analise a localização

Diferentemente do que muitos pensam, o escritório contábil não precisa estar próximo da sua localidade para prestar serviços com excelência. Atualmente, é possível enviar e receber dados a distância, realizar reuniões online, solicitar atendimento via internet e mais. A contratação de um escritório que atua a distância (desde que seja modernizado) pode trazer vantagens, como:

  • agilidade: a troca de informações se tornará mais rápida, já que não é preciso se deslocar pessoalmente ao estabelecimento;
  • economia: serão evitados gastos com traslados, envios de documentos, papelada etc.;
  • segurança: o sistema de um bom escritório tem robustos softwares de segurança, minimizando as hipóteses de subtração de dados por terceiros;
  • atendimento: o suporte a distância é mais veloz e prático.

Observe a situação cadastral

É importante verificar se o escritório está inscrito nos órgãos específicos. São eles:

  • SESCON — Sindicato de Empresas e Serviços Contábeis;
  • CRC — Conselho Regional de Contabilidade do estado de seu estabelecimento.

Estude o atendimento

O atendimento é uma das principais questões a serem estudadas antes de fazer sua escolha. Como as questões tributárias e financeiras geram muitas dúvidas aos gestores, será necessária uma comunicação transparente, objetiva e clara para o esclarecimento de dúvidas. Por isso, verifique se o escritório oferece:

  • amplos canais de atendimento: observe se ele disponibiliza telefone de contato, e-mail, mensagem direta na plataforma etc.;
  • equipe preparada: entre em contato com o escritório e averigue se o pessoal está preparado para fornecer as respostas para as suas questões;
  • respostas rápidas: observe também a agilidade das respostas;
  • presença nas redes sociais: as páginas nas redes sociais são úteis para solucionar dúvidas rápidas, então, visite-as e veja se o suporte também é prestado por elas.

Avalie a infraestrutura

O escritório deve fornecer toda a infraestrutura necessária para atender à sua demanda, ou seja, as soluções tecnológicas para que a clínica cumpra as exigências legais.

Isso é necessário pelo fato de as obrigações fiscais e tributárias, agora, precisarem ser cumpridas por meio de novos sistemas eletrônicos do governo, como o SPED e o eSocial. Assim, será necessário que tanto a sua clínica quanto o escritório estejam modernizados.

Calcule o custo-benefício

O preço não deve ser o fator principal na escolha dos serviços contábeis, mas você deve fazer uma comparação entre os valores pagos e os retornos obtidos à sua clínica para visualizar o seu custo-benefício. Geralmente, escritórios modernizados utilizam inteligentemente a tecnologia para fornecer serviços econômicos e mais completos.

Por que a Comprosper é a melhor opção para clínicas odontológicas?

A Comprosper Contabilidade é um escritório que oferece soluções digitais capazes de atender a todos os requisitos listados anteriormente. Se você quer garantir a regularização e a melhoria das finanças de sua clínica odontológica, essa será a opção ideal para o seu negócio. Confira quais são alguns de seus diferenciais em relação aos demais do mercado:

  • experiência: mais de 15 anos de atuação no mercado em vários segmentos;
  • suporte: disponibilização de uma equipe altamente qualificada para prestar o atendimento;
  • segurança: sua tecnologia tem complexos sistemas de segurança;
  • economia: fornecimento de grande variedade de serviços por valores mais viáveis;
  • serviços: execução de inúmeros serviços contábeis, como escrituração, processamento da contabilidade, elaboração de balancetes, elaboração de demonstrações, auditorias e muito mais;
  • mobilidade: oferecimento de uma plataforma web, não sendo necessário instalar programas e com possibilidade de acesso em dispositivos fixos e móveis, como notebooks, tablets e smartphones.

Quando se trata da contabilidade para clínica odontológica, é necessário avaliar muitos fatores antes de contratar um serviço do ramo. No entanto, com as dicas listadas neste post, você saberá exatamente como avaliar os escritórios e escolher o mais adequado ao seu negócio!

Ainda há inúmeros outros diferenciais e serviços fornecidos pela Comprosper Contabilidade. Por isso, entre agora mesmo na página oficial e veja como ela potencializará o desenvolvimento de sua clínica odontológica!

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *