Como contratar uma empresa de contabilidade com segurança?

escritório de contabilidade

Como contratar uma empresa de contabilidade com segurança?

Contratar uma empresa de contabilidade é um passo importante de um negócio. Essa prestadora de serviços será a responsável por gerar as informações cruciais para que os gestores possam tomar suas decisões.

Além disso, ela é responsável pela apuração dos seus tributos e o envio de seus dados e movimentações para os órgãos de fiscalização tributária, contábil e trabalhista por meio de uma série de obrigações que chamamos de acessórias.

No entanto, você sabe como contratar uma empresa de contabilidade com segurança? É exatamente sobre isso que vou discorrer neste artigo. Acompanhe!

A importância de escolher uma boa empresa de contabilidade

A contabilidade do seu negócio o auxiliará de diversas formas. Além das que mencionamos acima, ela poderá ajudar na gestão empresarial e na redução da sua carga tributária, bem como evitar problemas com o fisco.

A redução na carga tributária é possível mediante uma análise profunda da lucratividade da empresa e de seu volume de despesas. O contador qualificado poderá enquadrar a sua organização em um regime de tributação adequado às características do seu negócio.

Um erro nessa etapa poderá ser fatal, levando a sua empresa a ter prejuízos financeiros advindos da área fiscal em pouquíssimo tempo. Muitos empreendimentos que tinham tudo para dar certo acabam por fechar as portas por causa de uma única falha ou de um erro de cálculo na hora de selecionar o seu regime de tributação.

Além disso, sua contabilidade pode oferecer oportunidades de recuperação de crédito tributário, além de instruir quanto à correta aplicação da legislação fiscal vigente, que, em nosso país, é extremamente ampla e complexa.

A seleção de uma empresa de contabilidade com segurança

Como você pôde perceber, a contabilidade é o coração de uma empresa. Ela é responsável por questões vitais, e, se você errar nessa escolha, pode ter prejuízos sérios em um futuro muito próximo.

Não é exagero afirmar que o seu contador deve ser o seu prestador de serviços mais próximo, estando diretamente ligado a muitas decisões e processos que ocorrem dentro do seu estabelecimento.

Entretanto, se, até agora você não pensou nisso, não se desespere, pois vamos mostrar algumas dicas de como fazer essa seleção da maneira correta. Continue lendo!

Avalie o porte da empresa

Antes de qualquer coisa, é necessário conhecer bem o seu negócio. Sendo assim, verifique se a empresa de contabilidade atende outras empresas com o mesmo porte que a sua. Isso facilitará muito o processo de seleção.

Você poderá eliminar aquelas que não são adequadas ou não atendem organizações do mesmo tamanho que a sua, bem como também dispensará escritórios muito grandes, que atendem apenas empresas maiores e que já estão há muito tempo no mercado.

Verifique o tipo de serviço que sua empresa necessita

Em seguida, verifique o tipo de serviço de que a sua empresa necessita. Analise se o escritório contábil tem estrutura e profissionais capacitados para atender às necessidades do seu empreendimento.

Tenha muito cuidado com os serviços que a empresa oferecerá. É muito comum encontrarmos clientes insatisfeitos com empresas de contabilidade que prestam determinado serviço, entretanto, as atividades não estavam relacionadas no escopo do contrato.

Por exemplo, não espere uma assessoria financeira completa de um escritório contábil, sem que isso esteja devidamente explicitado no documento. É importante que você analise todos os serviços oferecidos e, em seguida, verifique se o valor pago é compatível com a sua condição. 

Analise o tempo de atendimento

Outro detalhe crucial e, sem dúvidas, o mais importante na hora de escolher uma empresa de contabilidade é avaliar o tempo de atendimento. Lembre-se de que essa prestadora de serviços estará diretamente ligada a processos importantes em seu negócio.

Sendo assim, caso ela não dê a devida atenção ao atendimento, pode ser que você seja severamente prejudicado com suas dúvidas não respondidas ou com processos parados pela falta de informação de um profissional qualificado.

Portanto, é importante avaliar o tempo gasto no atendimento, desde o primeiro contato que você realizar para obter propostas de preços até o momento de fechar o contrato definitivo com a empresa. Fazer essa análise previamente evitará uma série de dores de cabeça no curso da prestação de serviço ou vigência do contrato firmado entre a sua organização e o escritório contábil.

Faça uma breve pesquisa sobre o escritório contábil

Você também poderá fazer uma breve pesquisa sobre o escritório contábil no mercado da sua região. Verifique o tempo em que ele atua na área de contabilidade, a quantidade de colaboradores que mantém, a estrutura, as redes sociais e outras fontes de informações.

O objetivo, nessa etapa, é reunir o máximo de dados sobre o escritório de contabilidade e verificar aquele que dispõe da melhor estrutura para atender à sua empresa com total competência e qualidade.

Geralmente, em uma breve pesquisa no mercado, é possível obter várias informações sobre uma empresa, desde a sua qualidade na prestação dos serviços até o tipo de trabalho oferecido aos clientes que ela já mantém.

Busque referências de clientes da empresa de contabilidade

Por fim, é importante que você busque informações da empresa de contabilidade que pretende contratar com outras organizações que já fazem parte do quadro de clientes da prestadora de serviços. As pessoas, geralmente, sentem-se gratas quando recebem um serviço contábil de qualidade, sendo assim, têm uma imensa satisfação em divulgar o bom trabalho que foi realizado pela empresa contratada.

Do mesmo modo, quando é para criticar, muitas pessoas têm o mesmo grau de insatisfação. Portanto, você pode obter boas dicas apenas conversando com donos de empresas que são ou já foram clientes de um determinado escritório.

Assim, eles podem compartilhar com você as vantagens e os benefícios de contar com o serviço de determinado escritório, podendo, então, tranquilizá-lo quanto à contratação da empresa contábil que você selecionou.

Seguindo essas dicas, você conseguirá escolher a melhor empresa de contabilidade para o seu negócio e, assim, poderá desfrutar de todos os benefícios que mencionamos ao longo deste artigo, contribuindo para o sucesso e o crescimento da sua organização.

Gostou do artigo de hoje? Quer mais informações sobre esse serviço? Então, entre em contato e fale com um especialista.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *